Departamento de Inglês

O Departamento de Inglês surgiu da iniciativa em criar um projeto que promovesse o ensino da língua inglesa de forma vertical e em espiral, desde o pré-escolar ao 3º ciclo.

Desde a sua criação que tem procurado privilegiar a aprendizagem através do recurso a metodologias ativas, não só em contexto de sala de aula, como em situações de uso vivo da língua inglesa.

Nesse sentido, têm sido desenvolvidas parcerias nacionais e internacionais, que visam capacitar os nossos alunos para uma presença e vivência da cultura inglesa cada vez mais transversal à sociedade global.

O colégio tornou-se Exam Preparation Centre e, todos os anos, promove a realização de exames do Cambridge, com elevada taxa de sucesso. Participa ativamente nos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), através do trabalho interdisciplinar e articulação curricular entre os diferentes departamentos e, inclusivamente, com parcerias em projetos internacionais no âmbito da plataforma eTwinning.

Ao longo do ano letivo, desenvolve atividades que procuram dinamizar o processo de ensino-aprendizagem como os “Little Actors” ou o Reading Time e outras mais pontuais, ou de natureza festiva, como o Pancake Day, o English Breakfast ou a English Week.

Datas Importantes

English Week | Todos os alunos - 13 a 17 de março

Exames Cambridge - PET For Schools | 9º Ano - 6 de junho

CBS Summer Course | 3º Ciclo - 2 a 16 de julho

Objetivos

O Departamento de Inglês tem por objetivo a aquisição formal das competências linguísticas e aprendizagens essenciais previstas para cada ciclo. Mais do que adequar as abordagens aos currículos e cumprir programas, propõe-se estabelecer novas metas e promover a aprendizagem em imersão e o conhecimento e vivência da cultura inglesa.

English Week

A English Week é uma semana dedicada à vivência e(m) expressão inglesa, a ter lugar no segundo semestre. Abrange todos os ciclos, do pré-escolar ao 9º ano, e o convite estende-se à restante comunidade escolar de forma direta e indireta. Todos os anos as propostas temáticas são diferentes, no sentido de garantir que, ao longo do percurso no colégio, os alunos exploram diversos temas, numa descoberta cultural, lúdica e, invariavelmente, linguística.

Com uma abordagem mais exploratória e de trabalho colaborativo, esta atividade conta levar os alunos à aquisição progressiva do sistema de funcionamento da língua, e desenvolver a sua fluência e competência na expressão oral e escrita de forma sustentada.

Durante esta semana, toda a comunidade escolar é convidada a fazer parte desta festa que inclui uma ementa especial, exposição de trabalhos, momentos de dramatização, e muitas outras atividades que procuram valorizar o interesse pela língua inglesa.

CBS Summer Course

O Departamento de Inglês propõe todos os anos um programa de Curso de Verão pelas ilhas britânicas, para todos os alunos de 3º ciclo. Esse programa é construído e selecionado com base na oferta académica dos cursos, exposição imersiva e pluralidade de experiências.

A aposta é feita na diversidade, na procura de qualidade e no acompanhamento individualizado, conscientes da importância e impacto do enriquecimento cultural e linguístico, e de uma maior autonomia e consciência de responsabilidade.

A sua planificação e divulgação é feita no início de cada ano letivo, em parceria com a Education Group, pelo apoio e pelos programas que elaboram, onde cabe tanto a vertente educacional e pedagógica, como múltiplas atividades lúdicas e culturais, com várias saídas do campus que fomentam e atualizam as aprendizagens em curso.

Cada programa é distinto do anterior, mantendo padrões de qualidade, e assegurando, de ano para ano, programas diversificados com uma equipa coesa e motivada para acompanhar os nossos alunos.

Etwinning Project

Em 2016 o Colégio tornou-se escola parceira do projeto Etwinning, que constitui a maior comunidade de Escolas a nível europeu.

Este projeto tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias. Essa cooperação é feita com recurso às TIC e com especial enfoque na língua inglesa, uma vez que é a língua por excelência de comunicação entre escolas parceiras. Um dos intuitos é desenvolver o espírito de cidadania europeia, sendo que facilita a interdisciplinaridade e permite novas abordagens curriculares.

Os projetos desenvolvidos abrangem todas as áreas académicas, sociais, científicas e tecnológicas. Pelo trabalho desenvolvido, o colégio já foi reconhecido com vários Selos de Qualidade Nacionais e Europeus, tendo recebido o Prémio Nacional no ano de 2022, para a categoria de 3º ciclo.

PET for Schools

Enquanto Centro de Preparação, através de uma parceria direta com o Cambridge English Exam Centre, o Colégio permite a realização do exame PET for Schools a todos os alunos do 9º ano. A preparação para esta prova é garantida em contexto de sala de aula e todos os alunos de 9º têm a possibilidade de conquistar um certificado de reconhecimento internacional.

O nível do exame está ajustado à faixa etária e corresponde ao nível B1, conforme previsto nas competências-chave definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória para a disciplina de inglês (e de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

A taxa de sucesso deste exame tem apontado para cerca de 50% dos nossos alunos a alcançar o nível B2. A realização da prova tem lugar nas instalações do colégio, em horário letivo.