JMJ – Juntos no Caminho 23!

noticia 21 julho 2023

Em agosto de 2023, a cidade de Lisboa acolheu a Jornada Mundial da Juventude, com o tema “Maria, levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39)

O Colégio através da pivot para a JMJ, Sofia Rodrigues, começou a pensar numa forma de, como colégio, participar neste grande momento que vai contar com a presença do Papa Francisco. O Gabinete de Psicologia, também se associou a esta iniciativa.

Inicialmente foram pensadas várias atividades, envolvendo sobretudo os alunos de 3º ciclo, mas à medida que o caminho de preparação era feito, fomos percebendo o interesse crescente das famílias dos alunos mais novos e dos funcionários, formando assim um grupo de «Peregrinos CBS», com o objetivo de participar na missa de dia 6 de agosto com o Papa, no Parque Tejo.

JMJ – Juntos no Caminho 23!

Este caminho, foi em parte vivido com toda a comunidade educativa, como a visita das insígnias das JMJ ao Colégio, a missa de S. Vicente, padroeiro da cidade de Lisboa e patrono da JMJ, iniciámos um ciclo de encontros com os alunos do 3º ciclo e, por fim, no dia 23 de abril tivemos o primeiro encontro de preparação com o grupo «Peregrinos CBS».

A preparação da missa de dia 6 de agosto, com o Papa Francisco, concretizou-se em 6 momentos «Peregrinos CBS»:

- 23 de abril: missa com Frei José Nunes, o início da peregrinação até dia 6 de agosto. Os sinos tocaram às 20h23 para lembrar os 100 dias até à JMJ.

- 24 de maio: oração do terço da JMJ no coro alto.

- 14 de junho: conhecer os patronos da JMJ – quem são, o que nos dizem?

- 20 de julho: celebração da palavra com o Frei José Nunes, bênção dos peregrinos CBS e convívio.

Durante a semana JMJ (01-06 de agosto), o Colégio do Bom Sucesso acolheu um grupo de voluntárias e, em articulação, com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, foi um ponto Rise Up – catequeses em língua inglesa. Esse tempo foi vivido em grande comunhão com a Irlanda e contámos sempre com a presença da Sister Eileen O’Connell, da Congregação de Cabra, Dublin.

Como parte da Família Dominicana, participámos no stand da Feira das Vocações em Belém e no Encontro Internacional da Ordem, no Externato S. José (07-08 de agosto).

O entusiasmo do grupo foi contagiante e no dia 6 de agosto, partimos cedo para ao encontro do Papa e dos milhares de jovens que aguardavam no Campo da Graça. Foi sem dúvida uma graça termos vivido este momento como «Peregrinos CBS».

Obrigada Papa Francisco!