9º Ano | Intercâmbio

evento 17 novembro 2022

Nos dias 17 e 18 de novembro, os alunos do 9ºAno do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes do Porto vieram a Lisboa para fazer um projeto, sobre a história das duas cidades, com os finalistas do colégio. Durante a sua visita, foram feitas várias atividades: no primeiro dia, quinta-feira, os alunos do Porto chegaram ao colégio de manhã e, depois de lhes darmos as boas-vindas na capela e de recolhermos o nosso almoço, dirigimo-nos ao Museu dos Coches, onde almoçámos.

9º Ano | Intercâmbio

Visitámos o Quake em grupos e foi uma experiência, segundo Manuel Antunes, aluno do 9ºano, "muito divertida, muito interativa e conseguimos pôr-nos na pele das pessoas que passaram pelo terramoto. Ainda fizemos jogos em conjunto, para nos conhecermos melhor. Depois de voltarmos para o colégio e de começarmos a realizar os nossos trabalhos colaborativos, jantámos no refeitório e tivemos a oportunidade de fazer novas amizades e partilhar contactos."

No dia seguinte, começámos com um Pedipaper pela baixa lisboeta, passando de posto em posto, jogando diferentes jogos e recolhendo versos do poema que tínhamos de completar. O tempo passou depressa e o nosso último posto era a Sé, de onde partimos para o local onde iríamos almoçar: o miradouro de Santa Luzia. O Pedipaper foi "uma ótima e divertida maneira de conhecer o centro histórico de Lisboa" como o descreveu a professora Cristina Salvador. Fomos a pé para o Castelo de São Jorge, onde assistimos a uma representação interativa do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Esta atuação foi "interessante e diferente do normal, porque estamos habituados a ver representações sentados e ao estarmos mais envolvidos na peça conseguimos compreendê-la melhor", de acordo com Laura Amaral do 9ºano. O intercâmbio acabou assim e os alunos do Porto regressaram à sua cidade.

"Foi uma experiência muito boa e todos voltámos ao colégio a saber mais sobre o Porto, sobre a nossa própria cidade e com mais amizades", de acordo com Caetana Barreto, 9º ano.