8º Ano | Visita ao Quake Museum

evento 09 março 2023

Os alunos do 8º Ano visitaram o Museu do Terramoto de Lisboa, O Quake. Nesta visita os alunos puderam “vivenciar” a maior catástrofe que atingiu a cidade de Lisboa e o reino: na manhã de 1 de novembro de 1755, um violento terramoto - seguido por um maremoto muito violento seguido de vários incêndios que duraram uma semana - destruiu a capital. Ao entrar na experiência proporcionada nesta visita, os alunos viram e sentiram o impacto que o Terramoto teve na cidade e nas pessoas.

8º Ano | Visita ao Quake Museum

A ideia é contextualizar a matéria construindo um discurso sobre a História, centrado na figura do rei D. José e da ação do Marquês de Pombal e seu arquiteto Eugénio dos Santos, em ambiente de reconstituição histórica que o museu oferece. De forma didática, percebe-se a transformação da caótica cidade medieval num plano ortogonal da Baixa e a relação com o rio Tejo; quais os vários planos que estiveram em cima da mesa para a reconstrução da cidade; que consequências históricas, filosóficas e científicas trouxe o terramoto a uma Europa Iluminista. Por outro lado procura-se igualmente contextualizar a geologia de Lisboa; perceber qual a causa dos terramotos, como é que o movimento das placas tectónicas provoca maremotos; com um olhar sobre o presente e as técnicas de proteção às populações que hoje existem, porque muitos outros acontecimentos sísmicos têm vindo a afetar o planeta ao longo do tempo. Nesta experiência inovadora e didática sobre História, Geologia e Sismologia, os alunos terão oportunidade de aprender mais sobre sismos e como se preparar para eles.