4º Ano | Quake Museum

evento 22 março 2023

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, fomos visitar o Quake e foi uma experiência incrível!
A cidade de Lisboa que existe hoje está assente nas ruínas de uma cidade totalmente diferente, que existia até há pouco mais de 265 anos. Esta “cidade invisível” desapareceu depois de um dos terramotos mais impressionantes da era moderna e ninguém sabe como era exatamente o seu aspeto.

4º Ano | Quake Museum

Na visita ao Quake, compreendemos melhor tudo sobre o grande sismo que atingiu Lisboa em 1755. Percorremos as ruelas da cidade desaparecida num ambiente imersivo e experienciámos os horrores e maravilhas daquele período, assistindo ao desenrolar da catástrofe. Ficámos a conhecer os heróis e vilões da época, numa oportunidade única de estar no centro das ações que conduziram a uma grande transformação política, científica e histórica a nível mundial.
No Quake, podemos reviver o impressionante terramoto que assolou a cidade - reproduzido por um simulador em ambiente seguro, com recurso a vídeo mapping e efeitos especiais. Através de estações interativas, entendemos também a origem dos sismos e dos tsunamis e compreendemos melhor o porquê da destruição de Lisboa em 1755.

Testemunhos de alguns alunos:
“ Nunca imaginei que Lisboa tivesse sido destruída desta forma.”
“ Adorei a simulação do sismo, na Igreja. “
“ Gostei dos pormenores das salas, onde representava a vida da altura do sismo. “
“ Foi divertido sair da escola e estar com os meus amigos no picnic e viver a catástrofe.”