Prémio Infante D. Henrique

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s International Award” fundado na Grã – Bretanha em 1956, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente, no qual já participaram mais de nove milhões de jovens em 130 países.

Em Portugal o Prémio foi fundado no Porto em 1988, por S.A.R. o Duque de Bragança que para além de membro fundador é Presidente de Honra, encontrando-se actualmente em funcionamento, de Norte a Sul do Pais, assim como na Ilha da Madeira.

Enquanto o título do Prémio pode variar, a filosofia e os princípios básicos de funcionamento são os mesmos.

O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 24 anos de idade, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos activos, participativos fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo.

Através do Prémio os jovens adquirem características essenciais em todo o seu percurso de vida: autoconfiança, auto estima, responsabilidade, cidadania activa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação, consideração e a capacidade de aprendizagem.

O Programa do Prémio é actualmente um dos melhores programas de desenvolvimento pessoal e social para os jovens, sendo o único programa nacional e internacional, que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem.

O programa consiste em cinco secções obrigatórias:

Serviço Voluntário: inspirar os jovens a fazer a diferença nas suas comunidades ou a alguém da comunidade e desenvolver compaixão, ao prestar serviço a outros.

Actividade Física: inspirar os jovens a alcançar maior aptidão física e um estilo de vida saudável, através da participação e melhoria na actividade física.

Talentos: Inspirar os jovens a desenvolverem competências práticas e sociais e interesses pessoais.

Aventura: Inspirar os jovens a desenvolverem iniciativa e espírito de aventura e descoberta, através de planeamento, treino para e completar uma jornada de aventura como membro de uma equipa.

Projeto Residencial: Inspirar os participantes a participar num projecto com objectivos definidos, num período de tempo intenso, com pessoas que não conhecem, geralmente de diferentes origens e permitir que apareçam visões alternativas para os desafios que irão enfrentar. A secção residencial aumenta as  experiências, capacitando-os a fazer a diferença num ambiente residencial, em equipa.

Ao participarem no Programa do Prémio, os jovens têm acesso a três níveis de Medalhas:

• Bronze, para maiores de 14 anosBronze, para maiores de 14 anos
  • Bronze, para maiores de 14 anosPrata, para maiores de 15 anos
  • Bronze, para maiores de 14 anosOuro, para maiores de 16 anos

Os jovens atingem um Prémio, se mostrarem persistência, compromisso e desenvolvimento pessoal e social, durante um período específico de tempo. Cada actividade deve ser avaliada e completada com sucesso. O resultado, é um programa líder para os Jovens, reconhecido pelo Patronato e Universidades.

O Colégio do Bom Sucesso é uma unidade operacional do Prémio Infante D. Henrique

No Colégio, e dada a faixa etária dos seus alunos, o Prémio é dirigido aos alunos do 9º ano para realizações de nível Bronze Bronze, para maiores de 14 anos

Os responsáveis por esta atividade são:

Dra. Madalena Valença - Psicóloga - madalenavalenca@cbomsucesso.pt

Dr. Alberto Silva - Professor de Educação Física - albertosilva@cbomsucesso.pt