Depois de quase um mês de preparação em aula, nos dias 30 e 31 de outubro, os alunos do 6º ano partiram à descoberta dos segredos de Vila Viçosa, na sequência do projeto anual “Alentejo: pelos caminhos da memória”.
Num ambiente de grande entusiasmo, os nossos pequenos exploradores contaram com diferentes experiências em contexto, vivenciando “in loco” aprendizagens que nunca mais vão esquecer.
De forma interdisciplinar, as atividades propostas mostraram que, de facto, as aprendizagens interligam-se e complementam-se e são preponderantes na aquisição de conhecimentos através da experiência. Do Museu do Mármore (CN e EV), ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição (EMRC e HGP), passando pela Florbela Espanca (Português), pela Casa de Bragança e Paço Ducal (HGP e Inglês), pelos conterrâneos Bento de Jesus Caraça (Matemática) e Henrique Pousão (EV), a riqueza de Vila Viçosa foi explorada de forma arrebatada por todos, que, em grupos interturmas, foram desafiados a completar um peddypaper desafiante e que pôs à prova os conhecimentos adquiridos anteriormente e pesquisados com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). E nem a música faltou (Queda do Império) no Seminário de S. José, onde tão bem fomos recebidos!
Ainda houve tempo para visitar a Herdade do Freixo do Meio (Montemor-o-Novo) onde, numa caminhada pela natureza, se partiu à descoberta da fauna e flora da região e da enorme importância da bolota na vida do Alentejo.
Apesar da chuva que sempre nos acompanhou, esta foi uma experiência marcante que continuará a ser trabalhada ao longo do ano letivo.