Preliminary English Test.

 PAUTA DE AVALIAÇÃO FINAL 

 

     À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Ministério da Educação determinou a aplicação de um teste com caráter obrigatório para todos os alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Este teste é da responsabilidade do Cambridge English Language Assessment, entidade da Universidade de Cambridge responsável pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação no domínio da língua inglesa.  

     A realização desta prova é, no entanto, facultativa para os restantes alunos, entre os 11 e os 18 anos, correspondendo no universo do colégio aos alunos entre o 6º e o 8º ano. A informação relativa à presente circular poderá ser consultada em https://iave.pt/np4/home, mais especificamente no link Cambridge English for Schools Portugal (na barra lateral do website do Instituto de Avaliação Educativa, do Ministério da Educação).  

     O Despacho 15745-A/14, publicado no dia 30 de dezembro de 2014, que determina a aplicação deste teste, o Preliminary English Test (PET) for Schools, surge na sequência da série de medidas que o Governo tem vindo a tomar e que visam um maior domínio da língua inglesa. À obrigatoriedade da frequência da disciplina por um período de sete anos consecutivos (do 3º ao 9º ano), vem juntar-se a aplicação de uma avaliação externa sistemática e continuada da proficiência dos alunos e torna-se recomendável que essa avaliação siga normas e critérios internacionais.  

     Este teste integra obrigatoriamente a compreensão da leitura e da expressão escrita, a compreensão oral e a produção oral, cuja avaliação é feita em dois momentos. O nível deste teste é diferente do teste realizado no ano anterior, sendo que o objetivo este ano remete para o nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas — QECR, enquanto que no ano passado o nível do exame KET correspondia a A2 (para mais informações consultar pp.8 e 9 de https://keyforschools.iave.pt/pdf/KfS_IAVE_dez2013_VF.pdf) . 

     Assim, nos termos do disposto no Despacho n.º 11838 -A/2013, determina-se que, para o ano letivo 2014 -2015:  

1 —será aplicado em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo, com caráter obrigatório para o 9º ano, o teste Preliminary English Test (PET) de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge; 

2 — O teste realizar-se-á nas seguintes datas: 

     a) Componente escrita, no dia 6 de maio de 2015, às 14 horas.

     b) Componente oral, em sessões a agendar pelos estabelecimentos de ensino, entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2015.  

     A aplicação do teste permite igualmente, a título opcional, a obtenção de uma certificação de proficiência linguística, reconhecida internacionalmente, e emitida pelo próprio Cambridge English Language Assessment.  

     A inscrição para a emissão do certificado é feita pelos encarregados de educação dos alunos, na plataforma eletrónica específica acessível através do sítio www.preliminaryenglishtest.iave.pt , disponível entre os dias 3 e 22 de fevereiro de 2015; ou seja, os alunos do 9º ano estão automaticamente inscritos, deverão apenas inscrever-se para obtenção do certificado, caso o pretendam; os restantes alunos deverão ser inscritos pelos Enc. de Educação, inscrição essa que implica automaticamente a emissão do certificado. 

     Essa inscrição está sujeita ao pagamento do valor de 25,00€ (para os alunos de 9º ano que pretendam o certificado e restantes alunos). É atribuída uma referência multibanco para liquidação do valor de emissão do certificado, em pagamento durante o mês de fevereiro.  

     Este projeto contará com o apoio da Direção, da Diretora de Turma e da Gestora do Projeto (Professora de Inglês, Ana Bustorff Silva).