Intercâmbio 9º Ano

noticia março 2022

Ao longo do ano letivo, os nossos alunos finalistas têm estado a trabalhar, através de diferentes plataformas digitais, com alunos, também do 9º ano, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, do Porto. Divididos em oito equipas, este intercâmbio visa a descoberta das duas maiores cidades do país, numa viagem pelos mais diversos temas representativos do século XX.

Da história à política, passando pela geografia, literatura, religião e até a gastronomia, estes alunos têm trabalhado em intercâmbio com vista à descoberta destas duas metrópoles e do seu importantíssimo papel no século que mudou o país. O primeiro encontro foi em Lisboa, nos dias 31 de março e 01 de abril. Os alunos do CNSL visitaram-nos e foram várias as atividades que fizemos: visita ao museu da presidência, um pedipaper por Belém ("À descoberta da Exposição do Mundo Português"), jantar de convívio, passeio a pé pela baixa de Lisboa (dos cafés de Lisboa ao Largo do Carmo), Museu do Aljube e visita Leia AQUI a reportagem feita pelos alunos Francisco Costa e Vitor Oliveira do 9ºA.

Intercâmbio cultural entre os alunos do Porto e Lisboa deixa saudades.

Por Francisco Costa e Vítor Oliveira – 9ºA

“Nos dias 31 de março e 1 de abril, foram organizadas as visitas dos alunos do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes e do Colégio do Bom Sucesso a vários pontos de Lisboa, para que ambas as comunidades escolares (principalmente a do Porto) ficassem a conhecer melhor a cidade e a sua história, no contexto político, social e económico do séc. XX. Os alunos do CNSL começaram por chegar, na manhã de quinta-feira, à capela do CBS, onde se cruzaram pela primeira vez com os alunos lisboetas. Para quebrar o gelo e ficarem a conhecer-se melhor, foram todos almoçar no jardim de Belém, onde puderam também praticar alguns desportos coletivos para se divertirem. A primeira visita histórica foi realizada no Museu da Presidência. Durante a visita, puderam apreciar a história da República Portuguesa através de, por exemplo, os retratos dos vários Presidentes, a constituição da bandeira e as várias ofertas que foram feitas a Portugal por outros países. Após todos os alunos terem visitado o museu, dividiram-se em 8 grupos e iniciaram um pedipaper por Belém, organizado por alguns professores e alunos do CBS, que procurava, não só que os alunos se pudessem divertir com o jogo, mas, também, que ficassem a aprender mais sobre a Exposição do Mundo Português, realizada em 1940. Alguns dos postos do pedipaper situavam-se em locais como o Jardim do Império, o Padrão dos Descobrimentos, o Jardim Botânico, o Museu de Arte Popular, o Planetário, entre outros. Enquanto os alunos faziam o pedipaper, no CBS preparava-se a área onde, após terminarem a atividade, pudessem jantar todos juntos. Chegada a hora de jantar, os alunos tiveram a possibilidade de conviver uns com os outros, enquanto lhes era apresentada uma refeição fabulosa. No final, foi servido um bolo que retratava o intercâmbio e um cocktail de amizade. Em seguida, foram retiradas as mesas, e os alunos tiveram a oportunidade de dançar e cantar ao som da música de um dj. A festa prolongou-se até os alunos do Porto terem de ir embora. Sexta-feira, por volta das 8:30 da manhã, os alunos voltaram a reunir-se na Praça do Rossio, onde deram início à longa caminhada que iriam percorrer durante o dia. Foi também anunciada a equipa vencedora do pedipaper, realizado no dia anterior. O plano para sexta-feira era andar por Lisboa, passando por locais com valor histórico, que seriam explicados e retratados pelos próprios alunos do CBS. Dividiram-se outra vez em 3 grupos e cada um iniciou a sua caminhada. Começaram por visitar o Café Martinho da Arcada e o Café Brasileira, ambos locais onde figuras históricas, como Fernando Pessoa, frequentavam no seu quotidiano. De seguida, foram até ao Terreiro do Paço, onde falaram sobre a ditadura de João Franco e o Regicídio. Após esta paragem, dirigiram-se até à estação de metro dos Restauradores, em frente do Hotel Avenida Palace, local frequentado pela espionagem na Segunda Guerra Mundial. Saíram na paragem Marquês do Pombal onde puderam observar a rotunda que foi utilizada pelos revoltosos na Implantação da República. Num jardim muito próximo, o Parque Eduardo VII, puderam parar para almoçar e descansar um pouco. Continuaram a caminhada rumo à Sociedade de Geografia de Lisboa e, logo de seguida, foram visitar o Museu do Aljube, que falava sobre Portugal na era do Estado Novo, por ter sido um estabelecimento prisional utilizado pela polícia política da época. Por último, visitaram a Sé de Lisboa, onde puderam observar diversos tipos de arte e aprender sobre a religião cristã, terminando assim o seu dia juntos. Voltaram a reunir-se na Praça do Rossio para uma última despedida, para relembrar os bons momentos passados nos últimos dois dias, cheios de sorrisos e momentos felizes. E, assim, se encerrou o intercâmbio cultural em Lisboa.”