Comemorações do 80º Aniversário do Alvará e dos 190 anos ao serviço da Educação.

Durante este ano letivo de 2012/13 festejamos datas muito importantes para esta casa. No dia 10 de Novembro passado completaram-se 80 anos do reconhecimento oficial, por parte do ministério da Instrução Pública, como então se chamava, do colégio do Bom Sucesso, um esforço que começou em 1930 pela mão de Sister Caherine Walsh, para preparar alunos que pudessem aqui fazer os seus estudos e alcançarem o diploma oficial dos estudos primários e secundários, aceitando alunas externas.

No dia 25 de Junho, celebraremos os 190 anos desta instituição como casa para a formação de jovens, o que aconteceu quando as Irmãs que aqui viviam aceitaram oferecer este serviço, em 1823, ao Rei D. João VI, num momento em que os ventos liberais punham em causa a continuidade de casas religiosas no nosso país.

O convento do Bom Sucesso reconhece, no entanto, como data da sua fundação o dia 12 de Novembro de 1639, tendo-se celebrado a primeira missa nesta casa no dia seguinte, 13 de Novembro. Oferta da Condessa da Atalaia, D.Iria, que morreu em Janeiro do ano seguinte, o convento foi porto de abrigo para senhoras irlandesas que queriam viver a sua consagração religiosa e não o podiam fazer livremente na sua terra por causa das perseguições religiosas, que advieram da separação da Igreja Católica, por parte da Inglaterra.

Missa Dominical e "8º Dia" transmitido pela TVI.

No dia 18 de Novembro de 2012, realizou-se na Capela do Colégio uma  Missa comemorativa dos 190 anos da dedicados ao ensino, transmitida pela TVI no âmbito dos programas "Missa Dominical" e "8º Dia".

Na página deste site dedicada aos eventos, poder-se-à visualizar diversas fotos destas comemorações.

Lançamento da Revista "sucesso.comunidade" e Exposição Temática.

No dia 28 de Janeiro de 2013 realizou-se nos salões e claustro do Convento uma cerimónia do lançamento da revista a que se deu o nome de "sucesso.comunidade", cuja Ficha técnica é:

Diretora Pedagógica: Ana Mariz Fernandes; Coordenadora: Maria Judite Cristas Fragoso;

Recolha de informação e textos: Filipa Cristo e Guerreiro, Madalena Boissel Valença, Mª Catarina Baptista Custódio, Mª Judite Cristas Fragoso, Patrícia Cortês Santos e Pedro Lourenço.

Ilustrações: Marta Ayala Botto; Capa: Paula Mariz.

Contou igualmente com a preciosa colaboração de sisters, alunos, ex-alunos, ex-funcionários e outros, a quem muito agradecemos.

Na mesma cerimónia foi inaugurada uma pequena exposição temática que ilustrou um pouco da história do Colégio e onde constou o Alvará emitido a 10 de Novembro de 1932.

No final foi servido um lanche e dada a possibilidade de adquirir os primeiros exemplares da Revista, por 2€ cada.

Fotos da Exposição e do lançamento da Revista..

Ciclo de conferências e Concerto.

Foi também desenvolvido um conjunto de atividades culturais que abordaram diversos temas, adiante enumerados e ilustrados.

Conferências:

- 17 de janeiro de 2013:    - " O ensino" - Professor Doutor Miguel Monteiro - ;

- " O Sacrário da Igreja do Convento de Nª Sª do Bom Sucesso - Dra. Ana Mariz Fernandes.

- 07 de fevereiro de 2013   - "A Ordem Dominicana e o Convento do Bom Sucesso" . Frei Rui Lopes, o.p.;

- " O azulejo no edifício do Convento/Colégio do Bom Sucesso - Dr. João Monteiro.

- 21 de fevereiro de 2013    - "Talha Dourada" - Professora Doutora Sílvia Ferreira;

- "Pintura (séc. XVII) - Professor Doutor Vítor Serrão.

Concerto na Capela:

- 19 de janeiro de 2013 - "Lumiere at the Convent" (vozes e guitarra), promovido pela Irish Association.