Pré-escolar

Na Infantil do Colégio do Bom Sucesso, acreditamos numa criança que é feliz sendo independente, capaz e competente. Como tal, a criança tem um papel ativo e determinante na construção do seu conhecimento. Ela organiza, planeia, excuta de forma criativa e questiona o seu trabalho para o avaliar. Esta atitude reflexiva da criança que acreditamos ser determinante e que queremos potenciar, exige uma postura da educadora diferente – mediadora, questionadora e facilitadora com capacidade de previsão e antecipação. A educadora deve organizar o ambiente educativo de forma intencional, proporcionar momentos de confronto com questões novas e interessantes para, na ação, intervir menos e apoiar e observar mais.

Há vários modelos e metodologias de trabalho que podemos trabalhar segundo esta perspetiva. Não seguimos nenhum método pedagógico puro apesar de trabalharmos muitas vezes em metodologia de projeto, segundo o Movimento da Escola Moderna. Preferimos aproveitar as estratégias que cada modelo nos faculta tendo em conta a imagem de criança que temos e que valorizamos. Acreditamos que esta visão holística traz uma enorme riqueza ao processo de crescimento e desenvolvimento das crianças que desejamos que seja dinâmico e vivido com alegria.

É fundamental o conhecimento do conteúdo do Regulamento Interno.