Ação Social

Ano letivo 2015/2016

PROGRAMA DE AÇÃO SOCIAL

TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES DO COLÉGIO

Campanha de recolha de alimentos para as Famílias com Alma:

- 13 de outubro,

- Natal,

- Quaresma e

- Open Day.

Recolha de tampas plásticas para ajudar uma pessoa específica: levar cada aluno a conhecer a realidade dessa pessoa e acompanhar o resultado do seu ato de voluntário. Este ano vamos ajudar 3 gémeos com deficiência a pagar os respetivos tratamentos.

Recolha e reciclagem de papel: incentivar o espírito de reciclagem e convidar os alunos a serem voluntários e responsáveis pela recolha de papel na sala e entrega de papel no local especificado pela Ana Vaz Pinto. O papel recolhido será entregue no Banco Alimentar onde cada tonelada vale 100€ em alimentos.

Salas 3 anos – Fabrico e partilha do Pão por Deus às crianças da Casinha Nª Senhora.

Salas 4 e 5 anos - Fabrico e partilha do Pão por Deus às crianças do Centro Sagrada Família;

Sala 5 anos – Ida semanal à Residência Domus Vida para aulas de Ginástica com os residentes.

Seguindo o mote do Ano Santo da Misericórdia, o 1º Ciclo assumiu as seguintes vertentes de trabalho:

1º ANO – ‘’ Dar de vestir a quem não tem roupa’’ – recolha de um enxoval e de produtos neonatais para colaborar com a instituição Ajuda de Berço.

2º ANO - ‘’Dar de comer a quem tem fome e dar de beber a quem tem sede’’ – Casinha de Noshora: sendo uma instituição que beneficia dos apoios do         Banco Alimentar, sugerimos aos alunos que partilhem parte dos seus alimentos com a Casinha de Nossa Senhora.

3º ANO – ‘’ Ensinar quem não sabe’’ – desenvolver projectos pedagógicos de leitura expressiva, apresentações dramáticas, trabalhos de expressão         plástica em conjunto com o Centro da Sagrada Família de Algés.

4º ANO – ‘’Dar acolhimento a quem precisa’’ – visita ao centro do Pragal, como forma de motivação para o trabalho de voluntariado direto. Foram estes         alunos que ajudaram a construir este projeto e agora vão vivenciá-lo com momentos de visita a trabalhar em parceria pedagógica com o centro.

5º ANO – “Arte no Lar” (Lar Margarida Gonçalves).

6º ANO – Lanche Solidário – Realização de um lache com actidade cultural proporcionada pelos alunos a pessoas carenciadas definidas pela JFB

7º ANO – Visita e Colaboração com o Centro Social de Algés.

8º ANO - “Hora do Conto/Leitura/Teatro” na Casinha – 2º Período.

9º ANO – Visita aos armazéns do Banco Alimentar – 1º Período.

- Campanhas do Banco Alimentar – novembro/dezembro e maio;

- Prémio Infante D. Henrique (inclui uma vertente social).