Turma +

DISPOSIÇÕES GERAIS.

• Estas aulas irão decorrer ao longo do ano letivo e têm caráter obrigatório.

• As aulas irão decorrer entre as 16h30 e as 17h20, uma vez por semana.

• Os grupos de alunos a integrar a Turma + serão rotativos e indicados pela professora.

• Os diretores de turma terão conhecimento das convocatórias e transmitirão aos encarregados de educação as datas previstas para os seus educandos. No caso dos pais não pretenderem a frequências destas aulas, deverão informar a professora e o diretor de turma e enviar uma nota por escrito.

• Os alunos devem respeitar o horário de início da aula e não podem abandonar a sala antes da sua conclusão.

• Em todas as aulas Turma + será feito um registo de faltas por aluno, sendo que três faltas de presença e/ou atraso implicam a exclusão do aluno destas aulas. Apesar das faltas não serem contabilizadas no regime geral de faltas, o diretor de turma será informado da ausência do aluno e da eventual exclusão.

DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS.

A Turma + à disciplina de Inglês pretende dar oportunidade ao professor de trabalhar com os alunos em grupos mais pequenos e de forma mais orientada, focando as tarefas nas dificuldades identificadas pelos alunos e no desenvolvimento das várias competências linguísticas e discursivas. Dada a heterogeneidade comum nas turmas, as aulas serão então divididas em três níveis:

1.   Advanced.

Para alunos com avaliação de nível 4+ ou 5, que apresentam já boas capacidades comunicativas, domínio das estruturas gramaticais, bem como um vocabulário alargado e adequado ao contexto. Neste nível, o trabalho do aluno será mais autónomo, pois tratam-se de alunos com forte espírito crítico e autocorretivo, pelo que irão ser focadas as competências que o aluno domina menos bem (Speaking, ou Listening, ou Reading, ou Writing, ou conhecimento das regras gramaticais e fluência no discurso escrito/falado). Assumindo que o aluno já tem um vocabulário rico, e expressa-se com clareza e algum rigor científico, procurar-se-á permitir ao aluno trabalhar temas mais abrangentes e atuais, de seu interesse e preferencialmente por iniciativa própria.

2.   Intermediate.

Para alunos com avaliação de nível entre o 3+ e o 4+, que apresentam já capacidades comunicativas razoáveis e algum domínio das estruturas gramaticais, bem como um vocabulário que lhe permita manter um discurso coerente. Neste nível, o trabalho do aluno será mais orientado, direcionado para as competências que o aluno domina menos bem (Speaking, ou Listening, ou Reading, ou Writing, ou conhecimento das regras gramaticais e fluência no discurso escrito/falado). Procurar-se-á levar o aluno a identificar os seus pontos fracos e usar diferentes metodologias para os ultrapassar.

Neste nível, prevê-se a divisão em dois grupos:

·         Moving on – alunos que demonstram progressos;

·         Getting There – alunos que ainda evidenciam dificuldades.

3.   Developing.

Para alunos com avaliação de nível 2 ou 3, que apresentam dificuldades em adquirir conteúdos, fracas capacidades comunicativas, sejam elas por não terem ainda adquirido estruturas gramaticais básicas, seja por falta de vocabulário ou outras razões que tenham levado a um fraco desempenho ou a um desempenho suficiente. Neste nível, o trabalho que o aluno irá fazer será mais individual, direcionado para as suas dificuldades mais específicas. O aluno irá ser incentivado a pesquisar conteúdos na internet, produzir e/ou recolher material de trabalho, no sentido de incentivar a procura de estratégias adequadas a si.

Neste nível, prevê-se a divisão em dois grupos:

·         Moving on – alunos que demonstram progressos;

·         Getting There – alunos que ainda evidenciam dificuldades.

Será possível ter um grupo com dois níveis em simultâneo, o que irá depender da dimensão da turma e do número de alunos a encaixar em cada um dos níveis.

Não se tratam de aulas de apoio e/ou explicações, mas de aulas de reforço de conteúdos e de competências que os alunos podem melhorar, tendo em conta também que se trata de um ano de arranque e cujo modo de funcionamento poderá sofrer ajustes consoante as necessidades específicas de cada turma, número de alunos, entre outras razões que podem justificar alterações ao previsto.

Com esta distribuição por níveis pretende-se trabalhar com todos os alunos, sendo que o sistema de rotatividade não implica que todos os alunos assistam exatamente ao mesmo número de aulas. Haverá alguma flexibilidade na gestão dos grupos, que irá sendo gerida mensalmente.

No caso do 9º ano, as aulas serão dedicadas à preparação para o exame "PET for Schools", uma vez que se trata de um exame nacional cuja avaliação terá um peso significativo na avaliação final. Durante as aulas da Turma + será explicada a estrutura do exame e serão realizados vários exames modelo. Neste ano as duas turmas serão divididas em dois grupos de trabalho, tendo em conta ritmos, capacidades de trabalho e avaliações dos anos anteriores, havendo sempre a possibilidade de mudança de grupos.

Todos os alunos devem ter um dossier com micas e folhas pautadas para estas  aulas. Esse dossier irá funcionar como portfolio de todos os trabalhos por si realizados, o que poderá, e deverá, incluir pesquisas e qualquer outro tipo de trabalho realizado por iniciativa própria. Funcionará ainda como arquivo dos materiais dados na aula.

O aluno deverá fazer-se acompanhar do seguinte material:

ü  "Student’s Book";

ü  "Activity Book";

ü  Dossier com micas;

ü  Livro de preparação para o PET (para o 9º ano) – vem com o manual;

ü  "Test Yourself" – vem com o manual (para o 8º ano);

ü  Sebenta (para o 7º ano).

Nestes tempos de Turma + poderão ser repetidos exercícios da aula, realizados trabalhos orais, produções escritas, exercícios de listening e esclarecidas dúvidas, pelo que a colaboração e empenho dos alunos é fundamental, pois trata-se de um projeto para eles que nos envolve a todos!