Ensino

A atividade pedagógica conduzida no Colégio do Bom Sucesso tem por finalidade proporcionar aos seus alunos uma educação integral, no respeito por valores essenciais e visando a vivência de uma plenitude cristã na sua vida quotidiana. A educação religiosa faz parte integrante do currículo do Colégio e tem uma importância fundamental.

Os objetivos fundamentais da ação educativa evidenciam-se no cultivar o respeito pelos valores essenciais expressos no Ideário do Colégio, bem como explorar todos os meios suscetíveis de conferirem eficiência à ação pedagógica de modo a conseguir um elevado aproveitamento dos alunos nas várias áreas de ensino. É por este motivo que se considera necessário proporcionar à área pedagógica um apoio eficiente por parte da área administrativa, por forma a garantir o melhor rendimento.

O programa educativo dominicano tem como principal finalidade o desenvolvimento integral da pessoa humana. Através da ação educativa procura-se ajudar a criança a desenvolver as suas potencialidades de modo a permitir-lhe viver em plenitude cristã.

A formação ministrada no Colégio privilegia as seguintes áreas fundamentais:

1. Educação Intelectual e Cultural.

2. Educação Cívica.

3. Educação Física.

4. Educação Moral e Religiosa.

Deseja-se que todos os alunos se sintam felizes e realizados no Colégio, tirando o maior proveito de todos os ensinamentos que lhes são ministrados.

O Colégio valoriza a importância específica de cada indivíduo. No intuito de viverem uma vida plenamente cristã, os alunos devem ser educados no aperfeiçoamento do seu potencial intelectual, cultural, cívico, físico, moral e espiritual.

O ensino no Colégio procura cultivar nos seus alunos os seguintes valores:

• o amor permanente pela verdade;
  • o sentido de responsabilidade, que impõe o compromisso com a justiça, a reconciliação e a paz;
  • o sentimento de serviço em prol do coletivo;
  • o espírito de confiança, independência e iniciativa;
  • a capacidade de pensar de forma construtiva, de optar e de assumir a responsabilidade da escolha.

Para que uma Comunidade funcione é necessário que existam normas e que todos, educadores e alunos, as respeitem.

Os Professores devem compreender e participar plenamente na execução da política educativa do Colégio. Isto requer não só competência profissional e dedicação pessoal, como também um compromisso com o espírito católico da escola.

As suas principais prioridades deverão voltar-se para:

• o desenvolvimento e manutenção do amor pela aprendizagem e pelo pensamento crítico e independente;
  • a preocupação de inculcar nos alunos o respeito pela vida, ajudando-os a refletir na experiência não só do sucesso mas também do fracasso;
  • a valorização profissional e a partilha de ideias e experiências educativas, que conduzem ao envolvimento responsável na tomada de decisões e a uma equipa de ensino bem integrada;
  • a criação de um ambiente de bom relacionamento e respeito mútuo.

No Colégio do Bom Sucesso temos uma equipa multidisciplinar para podermos proporcionar aos seus filhos / educandos qualidade de ensino num ambiente motivador e seguro, propício a obter os melhores resultados.

Funcionamento:

As atividades letivas do Colégio do Bom Sucesso funcionam de setembro a junho, prevendo-se interrupções nos períodos de Natal, Carnaval e Páscoa.

O Calendário Escolar é elaborado tendo em conta as indicações do Ministério da Educação e enviado aos Encarregados de Educação durante o mês de julho.

Durante este mês o Colégio está aberto funcionando em regime de ATL de caráter facultativo para os alunos do pré-escolar ao 9º ano.

A entrada de adultos no Colégio deverá fazer-se com a apresentação do cartão de acesso, anualmente adquirido na Secretaria.

Atividades de enriquecimento curricular:

São atividades que visam complementar a formação integral dos alunos e que se encontram incluídas no horário escolar.

Pré-escolar e 1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo

Expressão artística (plástica e musical)

Catequese

Catequese