Prémio Infante D. Henrique

Página do Prémio Infante D. Henrique.

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s International Award” fundado na Grã – Bretanha em 1956, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente, no qual já participaram mais de nove milhões de jovens em 130 países.

Em Portugal o Prémio foi fundado no Porto em 1988, por S.A.R. o Duque de Bragança que para além de membro fundador é Presidente de Honra, encontrando-se actualmente em funcionamento, de Norte a Sul do Pais, assim como na Ilha da Madeira.

Enquanto o título do Prémio pode variar, a filosofia e os princípios básicos de funcionamento são os mesmos.

O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 24 anos de idade, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos activos, participativos fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo.

Através do Prémio os jovens adquirem características essenciais em todo o seu percurso de vida: autoconfiança, auto estima, responsabilidade, cidadania activa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação, consideração e a capacidade de aprendizagem.

O Programa do Prémio é actualmente um dos melhores programas de desenvolvimento pessoal e social para os jovens, sendo o único programa nacional e internacional, que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem.

O programa consiste em quatro secções obrigatórias:

• Serviço à Comunidade – Aprender a prestar serviço útil aos outros (Ex: apoio aos idosos, etc.).
  • Talentos Pessoais – Descobrem novos talentos ou adquirem experiência profissional (Ex: culinária, música, teatro, etc.).
  • Actividades Desportivas – Desenvolvimento físico e hábitos desportivos (Ex: ginástica, natação, judo, etc.)
  • Jornadas de Aventura – Teste à sobrevivência, feita em grupo e onde se destacam qualidades de liderança, etc. (Ex: expedições e explorações).

Ao participarem no Programa do Prémio, os jovens têm acesso a três níveis de Medalhas:

• Bronze, para maiores de 14 anosBronze, para maiores de 14 anos
  • Bronze, para maiores de 14 anosPrata, para maiores de 15 anos
  • Bronze, para maiores de 14 anosOuro, para maiores de 16 anos

Atingir um Prémio Infante D Henrique:

Os jovens atingem um Prémio, se mostrarem persistência, compromisso e desenvolvimento pessoal e social, durante um período específico de tempo. Cada actividade deve ser avaliada e completada com sucesso. O resultado, é um programa líder para os Jovens, reconhecido pelo Patronato e Universidades.

O Colégio do Bom Sucesso é uma unidade operacional do Prémio Infante D. Henrique.

No Colégio e dada à faixa etária dos seus alunos, o Prémio é dirigido aos alunos do 9º ano para realizações de nível Bronze Bronze, para maiores de 14 anos.

Os responsáveis por esta atividade são:

• Dra. Madalena Valença - Psicóloga - madalenavalenca@cbomsucesso.pt e
  • Dr. Alberto Silva - Professor de Educação Física - albertosilva@cbomsucesso.pt,
que podem ser contactados para os respetivos endereços eletrónicos, para mais informações.

Ano letivo 2015/2016.

Os alunos Marta Barrote e Pedro Costa no ano letivo de 2015/2016, completaram os requisitos de cada uma das quatro secções em que o prémio se divide, com empenho, envolvimento, persistência e determinação.

NOME RECREAÇÃO FÍSICA  TALENTO SERVIÇO À COMUNIDADE  JORNADA DE AVENTURA
Marta Barrote Ténis Guitarra Centro Sagrada Família Acantonamento (Sintra)
Pedro Costa Judo Inglês Centro Sagrada Família Acantonamento (Sintra)