O Programa da Pastoral a ser cumprido em cada ano escolar é o seguinte:

Todo o colégio:

• Oração da manhã.
  • Consagração a Nossa Senhora e terço.
  • Via Sacra.
  • Missa de ação de graças.
  • Campanhas durante o ano, em épocas especiais, com as duas vertentes, espiritual e de solidariedade.
  • Campanhas Famílias com Alma.

Pré escolar:

• 3 anos: Apresentação de Jesus no templo.
  • 4 anos: Missa dos Reis.
  • 5 anos: Missa dos Reis e visita a Fátima.
1º Ciclo:
  • 1º ano: Festa da Luz, missas de Advento e Quaresma preparadas pelos alunos
  • 2º ano: Festa do Pai Nosso, missas de Advento e Quaresma preparadas pelos alunos.
  • 3º ano: Festa do Perdão, missas de Advento a Quaresma preparadas pelos alunos, dia de preparação para a 1ª comunhão acompanhados dos pais e 1ª Comunhão.
  • 4º ano: Missa de entrega das Bíblias, festa da palavra, missas de Advento e Quaresma preparadas pelos alunos, ida a Fátima, confissões no Advento e Quaresma.

2º Ciclo:

• 5º ano: Missas e confissões no Advento e Quaresma. As missas são preparadas pelos alunos.
  • 6º ano: Missas e confissões no Advento e Quaresma. As missas são preparadas pelos alunos. Um dia de retiro, Profissão de fé.
3º Ciclo:
  • 7º ano: Missas e confissões no Advento e Quaresma. As missas são preparadas pelos alunos.
  • 8º ano: Missas e confissões no Advento e Quaresma. As missas são preparadas pelos alunos.
  • 9º ano: Missas e confissões no Advento e Quaresma. Peregrinação a pé a Fátima, retiro de preparação para o Crisma e Crisma.

Notas:

Os alunos do 2º e 3º ciclos podem inscrever-se num grupo de voluntariado do colégio, que reúne todas as semanas durante uma hora, para organizar campanhas de solidariedade, visitas a um lar de idosos etc.

Os alunos do 2º ciclo que não têm a 1ª Comunhão e a queiram fazer têm uma catequese extracurricular, uma hora por semana.

A 1ª Comunhão é feita no colégio num sábado ou domingo em Maio ou Junho.

Professores: 5 conferências dadas pelo Frei José Nunes e uma formação de um dia inteiro em Julho variando o tema de ano para ano.

Auxiliares: Formação de 30m de 15 em 15 dias dada pela coordenadora da pastoral. Preparação para o Crisma para quem ainda não o fez e quer fazer.

Todos os professores e auxiliares devem participar nas atividades feitas com o colégio inteiro.

Dia 13 de Maio, reza-se um terço na igreja para todos os que queiram. (alunos, professores, auxiliares e pais / encarregados de educação). Esse terço é preparado e rezado pelos alunos.

Sempre que o justifique a coordenadora da pastoral organiza outros eventos. (ex. o colégio inteiro foi ver o Papa à entrada dos Jerónimos. Alguns alunos do 2º ciclo foram cantar para o Papa etc).

Todos os pais / encarregados de educação são convidados para a maioria destas atividades com os alunos bem como para as conferências.